quinta-feira, 21 de abril de 2011

¨Bruxaria¨


A palavra bruxaria, segundo o uso corrente da Língua Portuguesa, designa as faculdades sobrenaturais de uma pessoa que geralmente se utiliza de ritosmágicos, com intenção maligna - a magia negra - ou com intenção benigna - a magia branca. É também utilizada como sinônimo de curandeirismo e prática oracular, bem como de feitiçaria.
Para os bruxos atuais, contudo, a bruxaria é o culto à deusa e ao deus em sistemas que variam de uma deidade única hermafrodita ou feminina à pluralidade de panteões antigos, mais notadamente os panteões celtaegípcioassíriogreco-romano e normando (viking).
Feiticeiro seria aquele que realiza feitiços, seja ele bruxo ou não, e feitiço, o gênero de magia cujo objetivo é interferir no estado mental, astral, físico e/ou na percepção que outra pessoa tem da realidade. A magia, por sua vez, é o uso de forças, entidades e/ou "energias" não pertencentes ao plano físico para nele interferir, englobando a feitiçaria e muitas outras formas de ação sobre o plano físico.


 O que é Wicca?
Wicca ( nome alternativo para a arte da feitiçaria moderna ) é uma religião de natureza xamanística, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos : a Deusa ( o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã ) e seu consorte o Deus Chifrudo ( o aspecto masculino). Seus nomes variam de uma tradição wiccaniana para outra, e algumas delas usam nomes de deidades diferentes, tanto em seus graus mais elevados como nos inferiores.
Wicca ( que também é conhecida como "Arte dos Sábios" ou muitas vezes somente como "A Arte") é considerada por muitos uma religião monista, assim como panteísta e faz parte do ressurgimento atual do paganismo ou movimento neopagão como muitos preferem chamar.
O paganismo não se opõe e nem nega qualquer outra religião, ele é simplesmente uma fé pré-cristã.
A religião wiccaniana é formada por várias seitas ( ou tradições ) como a : Gardneriana, Alexandrina, Dinânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista ética e outras.
Várias dessas tradições foram formadas e introduzidas nos anos 60 e embora seus rituais, costumes, ciclos místicos e simbolismos possam ser diferentes uns dos outros todas se apoiam nos princípios comuns da Lei da Arte.
O dogma principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano, um código moral simples e benevolente :
SEM PREJUDICAR NINGUÉM , FAÇA O QUE QUISERES.
Ou sejá você é livre para fazer o que quiser contanto que de forma alguma prejudique ninguém - nem você mesmo, o conselho wiccaniano é extremamente importante e não pode ser esquecido na realização de qualquer encantamento ou ritual mágico, principalmente naqueles que podem ser considerados como não éticos ou de natureza manipuladora.
A Lei Tripla ( ou Lei dos Três ) é uma lei karmica de retribuição tripla que se aplica sempre que você faz alguma coisa sejá ela boa ou má, assim sendo tudo que você fizer retornará para você durante sua vida multiplicado por 3.
Os seguidores da religião Wicca são chamados de Wiccanianos ou Bruxos(as).
Os Bruxos raramente são chamados de feiticeiros ( warlocks ). A palavra warlock é considerada como um insulto na maioria dos círculos wiccanianos. Esta palavra origina-se do inglês arcaico WAERLOGA que significa "aquele que rompe o juramento" e foi utilizado pela Igreja Cristã de maneira aviltante como termo correspondente ao masculino de bruxa.
Como a Arte Wicca é uma religião orientada a Natureza a maioria dos seus membros está envolvida de uma maneira ou de outra com o movimentos ecológicos e com as reinvindicações ambientais atuais.
Os wiccanianos não aceitam o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto, e não acreditam em um Céu ou Inferno, mas somente naqueles que são as suas criações próprias.
Os wiccanianos não praticam qualquer forma de magia negra ou "mal"( pois a magia não tem cor ), não cultuam demônios ou qualquer entidades do mal, e principalmente não tentam converter membros de outras fés para o Paganismo. Respeitam todas as outras religiões positivas e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente dentro de seu coração sem qualquer influência externa seguir o caminho wiccaniano.
Muitos wiccanianos usam um ou mais nomes secretos ( também conhecidos como "nomes de iniciação" ) para demonstrar o renascimento espiritual e uma nova vida dentro da Arte Wicca, os nomes de iniciação são muito sagrados e usados somente entre os irmãos e irmãs do mesmo caminho.Quando um Bruxo(a) assume um novo nome ele(a) deve ser extremamente cuidadoso em escolher um nome que harmonize de uma maneira ou de outra com o aspecto numerológico do nome, do número do nascimento ou do número das runas, um nome bem escolhido vibra com o indivíduo e o une diretamente com a Arte.
 




Pentagramas e bruxas  

Esses dias, um pentagrama tem muitos significados e conotações. Muitas vezes as pessoas pensam que o pentagrama é um mal sinal. Muitos cristãos, e na verdade grande parte do mundo ocidental, associá-lo com o satanismo e bruxaria. Embora seja verdade que os satanistas usam o pentagrama em seus rituais, não é certamente um sinal de satanistas, nem era mesmo usado pela primeira vez por satanistas. Infelizmente, poucos são capazes de diferenciar entre Wicca e satanismo.

Foi o que sumérios utilizada pela primeira vez o símbolo do pentagrama.Para eles, no entanto, era apenas um pedaço de sua língua e não um símbolo religioso. Como já mencionamos antes, os satanistasEles se referem a isso como a Insígnia de Baphomet, e é usado como um símbolo para Leviatã. Foi também o selo oficial de Jerusalém por algum tempo, mostrando a sua presença no judaísmo, assim
No Cristianismo, era usado para representar os cinco sentidos. Nos tempos medievais, acreditava-se para representar as cinco chagas de Cristo (2 nos pulsos, dois nos tornozelos e uma na lateral). Neste ponto, seu uso comum era realmente para afastar demônios e bruxas - que se torna irónico mais tarde. Ele também representou os cinco dedos, cinco alegrias Maria de Jesus, bem como as cinco virtudes do cavaleiro. No entanto, mais tarde tornou-se pensado como um símbolo do mal. Pagãos e Wiccans usam o pentagrama em seus rituais, como os satanistas, embora de maneiras completamente diferentes. Isso levou os cristãos acreditam que o pentagrama como um símbolo de algo profano, o mal que é transportado para hoje.
Finalmente, chegamos à Wicca e paganismo. O pentagrama é um símbolo muito importante nessas religiões. Muitas versões da religião usá-lo como seu símbolo sagrado, e usá-lo como jóias Wiccan bem como os cristãos têm a cruz de Jesus e os judeus têm a Estrela de Davi. Embora não seja tão universal como estes outros símbolos (alguns ramos do neopaganismo raramente, ou nunca, incorporar em seus pentagramas rituais), a bruxaria é uma das suas principais associações. Como mencionado anteriormente, poucos são capazes de afastar o pensamento de que as bruxas são más, e pentagramas adicionar a este. No entanto, Wicca e paganismo em geral é muito diferente do satanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário